sexta-feira, 16 de dezembro de 2011


É chegado o Reino dos Céus - Vá e não peques mais!


f
             Viver é muito bom, porém viver em Cristo é fantástico! 
           A necessidade de escrever, para mim, extrapola os limites da comunicação. Não se trata apenas defender um ponto de vista retoricamente, mas compartilhar sentimentos, alma e essência humana. Sabe, escrever não é uma ação, sobretudo um processo de morte e vida. Sim, morte e vida! Quando lemos, algo antigo, em geral algum tipo de ignorância (algo ignorado por nós) morre e dá lugar à vida, gerada pela nova visão de um assunto sob uma nova perspectiva.

            Deixando a filosofia de lado e tratando do assunto desse post, desejo compartilhar com vocês algo realmente surpreendente acerca do Reino dos Céus: LIBERDADE! O que significa ser livre? De que ou de quem devemos nos libertar, se livres não somos? Muito se ouve sobre libertação nas igrejas, mas pouco a compreendemos. Muitos relacionam o tema com possessão demoníaca ou com a influência desses espíritos imundos sobre avida das pessoas. Outros relacionam a libertação à prisão a hábitos mundanos. Dentre as muitas definições e correlações existentes a este tema, é uma unanimidade o fato da liberdade estar fortemente ligada ao poder de escolher. Vejamos esse texto da Bíblia:

João Capítulo 8: 1-11
1 Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras.2 De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava.3 Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos,4 disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério.5 E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?6 Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.7 Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.8 E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão.9 Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava.10 Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?11 Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.]


                Jesus, sem dúvidas, é no mínimo maravilhoso. Digo no mínimo, porque qual palavra poderia descrevê-lo? Não há! Jesus veio ao mundo não para criar uma nova religião, contudo anunciar um reino, o REINO DOS CÉUS. Um característica de quem pertence a esse reino é a LIBERDADE. Nesse trecho da bíblia, vemos Jesus diante de uma situação muito difícil de ser solucionada pelo amor, o qual Ele tanto pregava. Tratava-se de uma mulher flagrada em adultério. A palavra não diz especificamente qual era a situação, mas compreendemos uma situação clássica de traição conjugal. 
                Porque ela traiu? Teria ela a liberdade de escolher, trair ou não trair? Será que ela estava tomada por um desejo incontrolável? Ela terá relutado contra esse desejo? Não sabemos as razões que a levaram a cometer essa traição, mas acredito que ela não era inocente quanto às consequências da sua ação. Segundo deuteronômio 22:22-24, homem e mulher pegos em adultério deveriam ser apedrejados. A lei era conhecida por todo o povo, portanto supõe-se que ela era conhecedora das consequências de tal pecado.

22 Se um homem for achado deitado com uma mulher que tem marido, então, ambos morrerão, o homem que se deitou com a mulher e a mulher; assim, eliminarás o mal de Israel.23 Se houver moça virgem, desposada, e um homem a achar na cidade e se deitar com ela,24 então, trareis ambos à porta daquela cidade e os apedrejareis até que morram; a moça, porque não gritou na cidade, e o homem, porque humilhou a mulher do seu próximo; assim, eliminarás o mal do meio de ti.

                   Não vemos o homem recebendo punição (não se sabe se ele fugiu ou se não quiseram puni-lo), apenas a mulher. A mulher (humilhada) é lançada ao chão. Os religiosos perguntam a Jesus o que fazer com aquela mulher adúltera. Ele se abaixa e, com o dedo, escreve no chão. O que Jesus estaria escrevendo? Ninguém nunca descobriu, contudo, naquele momento, certamente, Ele escreveria uma nova história para aquela mulher e um grande ensinamento a todos. Talvez ela própria achasse que deveria morrer, já que havia pecado, mas, numa atitude surpreendente, Jesus desarma os religiosos com a conhecidíssima frase: "Aquele que não possuir pecados atire a primeira pedra". Você acha que isso foi apenas um livramento de morte para aquela mulher? Será que Jesus era conivente com o pecado daquela mulher, livrando-a da morte iminente? Claro que não! Aquele ato de Jesus despede a multidão. Quando tos se afastam, Ele restaura a vida pecaminosa da mulher com uma das frases mais fantásticas desse texto: "mulher onde estão teus acusadores? Vá e não peques mais" Surpreendente!!!!!
                  Jesus ali não estava apenas ajudando aquela mulher se reguer do chão físico, porém estava a levantando do chão espiritual no qual estava a sua vida. Ele não a expõe, mas em particular a exorta e a restaura. Jesus nunca nos expoe ao ridículo, mesmo quando isso é merecido. Provalvemente, aquela mulher estava cativa ao adultério. Jesus, com sua SABEDORIA e AMOR liberta-a. Quando Jesus diz a ela que não pecasse mais, na verdade Ele estava reestabelecendo o controle da vida sentimental dela. Se Ele deu uma ordem a ela, com certeza, estava dando também, agora, o poder de decidir entre pecar ou não pecar. Antes de Jesus, ela havia perdido o poder de escolher, ficando cativa de um desejo, de um pecado, o qual a afastava cada vez mais do Senhor.
                 Hoje, será que posso perguntar em qual(is) áreas você não tem mais controle na sua vida? Serão os sentimentos? Serão os desejos sexuais compulsivos? Serão os pensamentos de morte e depressão? Serão a mágoa e o rancor que, ferozmente, consomem suas entranhas? Não importa, pois Ele quer e vai te devolver o dominio, se assim você desejar. Seja livre em nome de Jesus. Ele nos fez de uma maneira que nem Ele mesmo pode nos dominar, não que Ele não possua poder para fazê-lo, porque tudo Ele pode, contudo Ele nunca entra em contradição. Nunca! Ele nos deu o poder de escolhermos o que queremos ser ou fazer e nunca vai nos tirar isso.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário